O mercado de trabalho, de certa forma, é um organismo bastante dinâmico. Ele está constantemente exposto às pressões do ambiente e, assim, passa a absorver as suas demandas com base nas modificações sofridas pela sociedade e até mesmo pelo contexto histórico em que estamos inseridos. No entanto, a importância do inglês no mercado de trabalho é sempre uma constante.

A busca por colaboradores com inglês fluente em seus currículos é uma realidade que já perdura há algumas décadas, mas que tem se tornado cada vez mais incisiva nos últimos anos e tende a permanecer assim. Com a globalização, até mesmo empresas de pequeno porte estão constantemente conectadas com um mundo em que a língua inglesa é o idioma predominante.

Mas afinal, por que o inglês é tão importante? Como e por que devemos investir nesse diferencial para encontrar boas colocações e ter melhores oportunidades em nossas carreiras? A seguir, discutiremos esses e outros pontos importantes acerca do tema. Boa leitura!

Por que o inglês no mercado de trabalho é um diferencial competitivo?

Como mencionado no início de nossa conversa, o inglês é, atualmente, algo indispensável para o currículo daqueles que almejam boas colocações no mercado e uma carreira repleta de conquistas marcantes. Isso ocorre, principalmente, devido ao fenômeno conhecido como globalização, que faz com que todos os mercados estejam constantemente conectados.

Por conta disso, pessoas que não dominam esse idioma são rapidamente engolidas na corrida pelas melhores vagas, que são sempre preenchidas por profissionais que, muitas vezes, falam até mais do que dois idiomas fluentemente. Se atualizar no inglês é, portanto, fundamental.

Como esse idioma é utilizado no setor corporativo?

O inglês é tido, por muitos, como uma linguagem universal, assim como a música ou a matemática. Por isso, é largamente utilizado tanto na disseminação de informações (os artigos científicos, por exemplo, são muitas vezes escritos nesse idioma) e, claro, para a comunicação entre as partes.

Fazer negócios com pessoas de outros países é algo que pode ser impossível se utilizamos idiomas diferentes. Por conta disso, é imprescindível saber o inglês para que todos possam, de certa forma, padronizar o seu meio de comunicação e dialogar de forma mais eficiente.

Por que devemos investir em cursos específicos para desenvolver o inglês?

Investir em um bom ensino da língua inglesa é algo indispensável para quem busca a vaga dos sonhos. Afinal, esse idioma é utilizado no dia a dia de praticamente todos os âmbitos corporativos, ou seja, nas mais diversas colocações possíveis.

Uma dica interessante para se destacar ainda mais em meio à competição é, sem dúvidas, investir em projetos específicos, ou seja, aulas de Business English ou que sejam voltadas a sua área de atuação. Assim, você adquire um vocabulário ainda mais direcionado, com o conhecimento de jargões e outras estruturas fundamentais para se comunicar fluentemente com seus parceiros de negócios.

O inglês no mercado de trabalho, como podemos observar, é algo essencial. Ele possibilita a comunicação entre pessoas de diversas partes do mundo e democratiza o acesso à informação, independentemente da área escolhida para seguir carreira. Por isso, é de fundamental importância que estejamos sempre atualizados no idioma como um diferencial competitivo em busca dos melhores cargos.

Para saber ainda mais sobre a relevância desse idioma no meio corporativo e complementar os seus conhecimentos sobre o assunto, confira o nosso post sobre a política de idiomas adotada por muitas empresas e conheça os motivos pelos quais ela é importante. Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *