Você conhece a importância de realizar um teste de proficiência em inglês? Quando alguém afirma ser fluente em um determinado idioma, essa pode ser uma questão muito subjetiva.

Afinal, o indivíduo pode falar inglês, mas quem assegura que é fluente ou possui o nível intermediário? Muitas vezes, um parecer técnico a respeito do nível real de inglês é a única forma de atestar a proficiência e faz toda a diferença e é para isso que existem os testes internacionais de proficiência linguistica.

Existem diversos modelos de testes, e cada um se adequa melhor a cada contexto que se encontra o usuário. Ambiente de negócios? Ambiente acadêmico? Qual a sua faixa etária? Vai trabalhar numa empresa ou estudar em uma universidade? Na hora de escolher a qual teste aplicar, vale levar em conta seus objetivos e características do ambiente ao qual vc vai participar.

Veja abaixo as principais diferenças:

TOEIC – Test of English for International Communication

Trata-se de um dos testes mais aplicados no mundo. Visa avaliar o domínio da comunicação em inglês no ambiente de negócios.

O TOEIC oferece dois testes distintos : o primeiro ( L&R) avalia habilidades de leitura e compreensão auditiva, o segundo ( S&W) avalia a escrita e a produção oral. A instituição que o candidato vai se candidatar é que exige ou não as 4 habilidades. Normalmente apenas as habilidades ( L&R) do primeiro teste são suficientes para ser admitido em uma empresa multinacional.

O Resultado do primeiro teste é oferecido num intervalo de uma régua de 10 a 990 pontos, onde o usuário é classificado. Não há reprovação . A Empresa que está fazendo o processo seletivo, mais uma vez, é quem vai determinar a faixa de pontos desejada. o TOEIC apenas classifica o usuário dentro da régua. Pode-se sim, indicar se o usuário é nível é básico, intermediário, avançado, proficiente, mas essa referencia é oferecida pela consultoria interpretando o resultado da escala mencionada acima.

Há empresas que possuem programa de gestão de ensino em inglês para os colaboradores, e o utilizam como uma forma de medir a eficiência do programa a partir do progresso dos participantes.

TOEFL – Test of English as a Foreign Language

A família TOEFL mais voltada ao mundo acadêmico. Ele também conta com diferentes versões, algumas voltadas a crianças a partir dos 8 a adultos de até 80 anos! . As versões são : Primary, TOEFL Junior, TOEFL ITP, TOEFL IBT.

Normalmente, é a melhor opção para quem deseja estudar no exterior, já que o TOEFL costuma ser aceito pelas principais universidades do mundo. Se o objetivo for somente avaliar o nível de inglês num ambiente acadêmico, a exemplo de um MBA no exterior , existem simulados (TPO) ou a versões TOEFL ITP ( aplicada em papel e não em computador ) que são mais baratas para dar uma boa idéia de sua atual performance. O TOEFL exigido pelas 25 maiores universidades no mundo é o TOEFL IBT aplicado em computador que avalia as 4 habilidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *